Encontro de Abertura do Curso Introdução à Educação Digital


PREFEITURA MUNICIPAL DE LUCRECIA
SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO E CULTURA
PROGRAMA NACIONAL DE TECNOLOGIA EDUCACIONAL
PROINFO
     Programa de Capacitação Continuada em Educação á Distância

CURSO: INTRODUÇÃO À EDUCAÇÃO DIGITAL
CARGA HORÁRIA: 40 HORAS
DINAMIZADORA DO PROINFO: MARIA EDINEIDE DA SILVA
 PROPOSTA PARA O CURSO: 02/08/2010  a 08/10/2010


Orientações ao cursista
 1-  O que é ProInfo? 
        O Programa Nacional de Tecnologia Educacional (ProInfo) é um programa educacional criado pela Portaria nº 522/MEC, de 9 de abril de 1997, para promover o uso pedagógico de Tecnologias de Informática e Comunicações (TICs) na rede pública de ensino fundamental e médio.
2 – O que é ProInfo Integrado?
Programa Nacional de Formação Continuada em Tecnologia Educacional (ProInfo Integrado)
          O ProInfo Integrado é um programa de formação voltada para o uso didático-pedagógico das Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC) no cotidiano escolar, articulado à distribuição dos equipamentos tecnológicos nas escolas e à oferta de conteúdos e recursos multimídia e digitais oferecidos pelo Portal do Professor, pela TV Escola e DVD Escola, pelo Domínio Público e pelo Banco Internacional de Objetos Educacionais.

CURSOS OFERTADOS
1- Introdução à Educação Digital (40h): Curso básico para professores que não têm o domínio mínimo no  manejo de computadores/internet. O objetivo deste curso é  possibilitar aos professores e gestores escolares a utilização de  recursos tecnológicos, tais como: processadores de texto, apresentações multimídia, recursos da Web para produções de trabalhos escritos/multimídia, pesquisa e análise de informações na Web, comunicação e interação (e-mail, lista de discussão, bate-papo, blogs). 
2-Tecnologias na Educação: ensinando e aprendendo com as TIC (100h) - visa oferecer subsídios teórico-metodológicos práticos para que os professores e gestores escolares possam:
- Compreender o potencial pedagógico de recursos das Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) no ensino e na aprendizagem em suas escolas;
- Planejar estratégias de ensino e de aprendizagem,  integrando recursos tecnológicos disponíveis e criando situações para a aprendizagem que levem os alunos à construção de conhecimento, ao trabalho colaborativo, à criatividade e resultem efetivamente num bom desempenho acadêmico.   


- utilizar as TIC nas estratégias docentes, promovendo situações de ensino que focalizem a aprendizagem dos alunos e resultem numa melhoria efetiva de seu  desempenho.  

  • Elaboração de Projetos (40h) : visa capacitar os professores e gestores escolares para que eles possam desenvolver projetos a serem utilizados na sala de aula junto aos alunos, integrando as tecnologias de educação existentes na escola.

                 Organização do curso de Introdução  à Educação Digital

Objetivo geral
                   Este curso visa a contribuir para a inclusão digital de profissionais da educação, buscando familiarizá-los, motivá-los e prepará-los para a utilização significativa de recursos de computadores (sistema operacional Linux Educacional e softwares livres) e recursos da Internet, refletindo sobre o impacto dessas tecnologias nos diversos aspectos da vida, da sociedade e de sua prática pedagógica.

Objetivos específicos
Refletir sobre o impacto da • tecnologia e suas contribuições na vida cotidiana e na atuação profissional.
• Conhecer e utilizar o sistema operacional Linux Educacional e outros softwares livres, distribuídos em conjunto com os computadores do Proinfo, que possam contribuir para a solução de problemas e propostas pedagógicas mediadas por tecnologias.
• Desenvolver habilidades necessárias ao manejo do computador e de programas que possibilitem a elaboração e edição de textos e de apresentações multimídia, a comunicação interpessoal, interatividade, navegação e pesquisa de informações, produção, cooperação e publicação de textos na Internet.
• Refletir sobre propostas de dinamização da prática pedagógica com os recursos tecnológicos disponibilizados no computador e Internet.
                 O curso de Introdução à Educação Digital possui uma carga horária de 40h. O programa do curso está organizado em nove unidades de estudo e prática, são elas:
• Unidade 1: Tecnologias no cotidiano: desafios à inclusão digital
• Unidade 2: Navegação, pesquisa na Internet e segurança na rede
• Unidade 3: Comunicação mediada pelo computador: correio eletrônico
• Unidade 4: Debate na rede: bate-papo, lista e fórum de discussão, netiqueta
• Unidade 5: Elaboração e edição de textos
• Unidade 6: Apresentações para nossas aulas
• Unidade 7: Criação de blogs
• Unidade 8: Cooperação e interação em rede
• Unidade 9: Solução de problemas com planilhas eletrônicas.
              A duração máxima do curso é de 10 semanas podendo, no entanto, ser flexível de acordo com o planejamento dos NTEs. Dependendo da disponibilidade dos cursistas e dos laboratórios nas escolas, é possível realizar mais de um encontro semanal, diminuindo, assim, o tempo de duração do curso.
                                        Avaliação e certificação
                  Serão consideradas, para fins de certificação, a freqüência nos encontros presenciais (75%) de formação e atividades produzidas pelo cursista ao longo do curso, segundo as orientações e critérios fornecidos em cada Unidade de Estudo e pelos formadores. Cada cursista criará uma pasta de usuário no computador onde armazenará os textos produzidos em cada unidade, que serão avaliados e comentados pelos formadores.

      DICA:
             Um caderno de anotações ou um arquivo de texto no computador pode ser uma espécie de diário no qual você poderá escrever e contar o que estiver sentindo, refletindo, vivenciando, os gostos e desgostos ao longo do caminho. É o local onde você pode registrar suas reflexões sobre os vários momentos do curso e sua relação com a prática pedagógica. Nele você pode anotar emoções, descobertas, sucessos e insucessos de sua trajetória pedagógica com as tecnologias. Registre a história de sua aprendizagem durante o curso e de suas conseqüências no seu cotidiano.



 Educação digital: oportunidade para utilizar os meios digitais com autonomia e participação, individual e cooperativa; promoção do letramento digital na prática social, como capacidade de ler e intervir no mundo, de modo que cada um decida quando, como e para que utilizar a tecnologia, como produtor, criador, compositor, montador, apresentador e difusor de seus próprios produtos, o que requer domínio de técnicas específicas de interação e formação de saberes, promovendo a inclusão social.
Inclusão digital: garantia de acesso à informação, domínio das linguagens básicas e de programas para, com autonomia, criar conhecimentos, elaborar conteúdos, comunicar-se e expressar idéias; utilizá-los como ferramenta de desenvolvimento, inovação, participação ativa na sociedade e emancipação.

PARA REFLETIR ????

TRANSFORMANDO AS IMPRESSÕES

Era uma vez.uma indústria de calçados aqui no Brasil que desenvolveu um projeto de exportação de sapatos para Índia.
Ela mandou dois de seus consultores a pontos diferentes daquele país para fazerem as primeiras observações do potencial daquele futuro mercado.
Após alguns dias de pesquisas, um dos consultores enviou o seguinte fax para a direção da indústria:
"Senhores, cancelem o projeto de exportação de sapatos para Índia. Aqui ninguém usa sapatos."
Sem saber desse fax, alguns dias depois o segundo consultor mandou o seu:
"Senhores, tripliquem o projeto de exportação de sapatos para Índia. Aqui ninguém usa sapatos, ainda."
A mesma situação era um tremendo obstáculo para um dos consultores e uma fantástica oportunidade para o outro.
Da mesma forma, tudo na vida pode ser visto com enfoques e maneiras diferentes.
A sabedoria popular traduz essa situação com a seguinte frase:
"Os tristes acham que o vento geme; os alegres e cheios de espírito afirmam que ele canta."
O mundo é como um espelho que devolve a cada pessoa o reflexo de seus próprios pensamentos.
A maneira como você encara a vida....faz toda a diferença!!!
Autor desconhecido