PREFEITURA MUNICIPAL DE LUCRECIA
SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO E CULTURA
PROGRAMA NACIONAL DE TECNOLOGIA EDUCACIONAL
PROINFO
Programa de Capacitação Continuada em Educação á Distância
CURSO: INTRODUÇÃO À EDUCAÇÃO DIGITAL
CARGA HORÁRIA: 40 HORAS
PROPOSTA PARA O CURSO: 02/08/2010 a 08/10/2010
ATIVIDADES
Mudanças na educação presencial e a distância
A educação poderá tornar-se cada vez mais participativa, democrática, mediada por profissionais competentes. Teremos muitas instituições que optarão por uma postura mais conservadora, que manterão o sistema disciplinar, o foco no conteúdo; mas, mesmo nelas, o ensino-aprendizagem não se fará somente na sala de aula. Haverá maior flexibilidade de tempos, horários e metodologias do que há atualmente.
Escolas não conectadas são escolas incompletas (mesmo quando didaticamente avançadas). Alunos sem acesso contínuo às redes digitais estão excluídos de uma parte importante da aprendizagem atual: do acesso à informação variada e disponível on-line, da pesquisa rápida em bases de dados, bibliotecas digitais, portais educacionais; da participação em comunidades de interesse, nos debates e publicações on-line, em fim, da variada oferta de serviços digitais.
Quanto mais tecnologias avançadas, mais a educação precisa de pessoas humanas, evoluídas, competentes, éticas. A sociedade torna-se cada vez mais complexa, pluralista. Por isso uma boa escola precisa de professores mediadores de processos de aprendizagem vivos, pessoas abertas, criativas, inovadoras, confiáveis. O que faz a diferença no avanço dos países é a qualificação das pessoas. Encontraremos na educação novos caminhos de integração do humano e do tecnológico; do racional, sensorial, emocional e do ético; do presencial e do virtual; da escola, do trabalho e da vida em todas as suas dimensões.
Ana Cristina de Brito
Jozelia dias
( Texto elaborado pelos cursistas da turma de quarta-feira)
Fatima Oliveira, Adriana Patricio e Jedna Rezende
Integração das tecnologias na Educação
O primeiro capítulo da seção 2, Internet na escola e inclusão, de Marco Silva, enfatiza o papel que o computador e a Internet exercem hoje em todos os setores da sociedade, cabendo a escola o papel de realizar a inclusão destes na educação das novas gerações, evitando assim a exclusão social ou da cibercultura, pois a educação do nosso alunado não pode estar alheia a este novo contexto socioeconômico-tecnológico.
Cada vez se produz mais informação on-line socialmente partilhada. Hoje a economia assenta-se na informação on-line, se produz mais informação on-line socialmente partilhada, mais e mais pessoas dependem da informação on-line para trabalhar e viver. A própria educação on-line ganha adesão nesse contexto e tem aí a perspectiva da flexibilidade e da interatividade próprias da Internet.
Alerta para a necessidade de a escola incluir a Internet na educação das novas gerações, sob pena de ficar na contramão da história e produzindo exclusão social ou exclusão da cibercultura. Pois, conforme afirmam Lemos (2002) e Levy (1999), na cibercultura, a lógica comunicacional supõe rede hipertextual, multiplicidade, interatividade, imaterialidade, virtualidade, tempo real, multissensorialidade e multidirecionalidade. E na mídia on-line, o interagente-operador-participante tem a experiência da participação na elaboração do conteúdo da comunicação e na criação de conhecimento.
Aborda como questão principal o papel do professor neste processo de introdução da mídia on-line na educação escolar. Destaca que, através do hipertexto (forma não linear de apresentar a informação textual) o professor pode incluir outras hipermédias, ou seja, imagens, animação, vídeos, som, etc. na aprendizagem dos alunos que passam a ser co-autores no processo de comunicação e de aprendizagem.
Cada vez se produz mais informação on-line socialmente partilhada. Hoje a economia assenta-se na informação on-line, se produz mais informação on-line socialmente partilhada, mais e mais pessoas dependem da informação on-line para trabalhar e viver. A própria educação on-line ganha adesão nesse contexto e tem aí a perspectiva da flexibilidade e da interatividade próprias da Internet.
Alerta para a necessidade de a escola incluir a Internet na educação das novas gerações, sob pena de ficar na contramão da história e produzindo exclusão social ou exclusão da cibercultura. Pois, conforme afirmam Lemos (2002) e Levy (1999), na cibercultura, a lógica comunicacional supõe rede hipertextual, multiplicidade, interatividade, imaterialidade, virtualidade, tempo real, multissensorialidade e multidirecionalidade. E na mídia on-line, o interagente-operador-participante tem a experiência da participação na elaboração do conteúdo da comunicação e na criação de conhecimento.
Aborda como questão principal o papel do professor neste processo de introdução da mídia on-line na educação escolar. Destaca que, através do hipertexto (forma não linear de apresentar a informação textual) o professor pode incluir outras hipermédias, ou seja, imagens, animação, vídeos, som, etc. na aprendizagem dos alunos que passam a ser co-autores no processo de comunicação e de aprendizagem.
Fatima Oliveira, Adriana Patricio e Jedna Rezende
Fonte:http://www.tvbrasil.org.br/saltoparaofuturo/
Por que as mudanças são tão lentas na educação? Acessado em 08 /09 / 2010
Por que numa época de grandes mudanças sociais, elas acontecem de forma tão lenta na educação? Por que profissionais inteligentes se acomodam em rotinas, em modelos repetitivos, que muitas vezes causam pouca realização pessoal, profissional e econômica? Sem dúvida a educação depende de melhores condições de formação, remuneração e valorização profissional. Mas quando observamos instituições educacionais públicas e privadas de renome e que possuem relativamente boas condições de trabalho, ainda assim os resultados são muito inferiores ao desejável. Por que profissionais educacionais bem preparados demoram para executar mudanças pedagógicas e gerenciais necessárias?
Mudanças dependem de uma boa gestão institucional com diretrizes claras e poder de implementação, tendo os melhores profissionais, bem remunerados e formados (realidade ainda muito distante). Mas um dos caminhos que pode esclarecer algumas dificuldades da mudança pessoal é que as pessoas têm atitudes diferentes diante do mundo, da profissão, da vida. Em todos os campos encontramos profissionais com maior ou menor iniciativa, mais ou menos motivados, mais convencionais ou proativos. Nas instituições educacionais – organizações cada vez mais complexas - convivem gestores e professores com perfis pessoais e profissionais bem diferentes.
A educação que desejamos: novos desafios e como chegar lá. 4ª ed. Campinas: Papirus, 2009.
Trabalho feito por Fatima Oliveira Adriana Patricio e Jedna Rezende
CURSO DE INTRODUÇÃO À EDUCAÇÃO DIGITAL
CURSISTA: MAXIMILIANO PAULO DA SILVA
Aprender a Ensinar
Um dos eixos das mudanças na educação passa pela transformação da educação em um processo de comunicação entre professores, alunos, administradores, funcionários e a comunidade, principalmente os pais.
Com ou sem tecnologias avançadas podemos vivenciar processos participativos de compartilhamento de ensinar e aprender através da comunicação mais aberta, confiante, de motivação constante, de integração de todas as possibilidades de aula-pesquisa/aula-comunicação, num processo dinâmico e amplo de informação inovadora, de integração do objeto de estudo em todas as dimensões pessoais: cognitivas, emotivas, sociais, éticas e utilizando todas as habilidades disponíveis do professor e do aluno.
Uma das tarefas mais urgente é educar o educador/pai para uma nova relação no processo de ensinar e aprender. É importante termos educadores/pais com um amadurecimento intelectual, emocional e comunicacional que facilite todo o processo de organizar a aprendizagem.
Ensinar não é só falar, mas comunicar-se com credibilidade. É falar de algo que conhecemos intelectual e vivencialmente e que, pela interação, contribua para que os outros e nós mesmos avancemos no grau de compreensão do que existe.
Ensinaremos melhor se mantivermos uma atitude inquieta, humilde e confiante com a vida, com os outros e conosco, tentando sempre aprender, comunicar e praticar o que percebemos até onde nos for possível em cada momento. Isso nos dará muita credibilidade, uma das condições fundamentais para que o ensino aconteça.
Contatos:
Francinete_soares@hotmail.com, fsuelton@hotmail.com, justina.o.fonseca@hotmail.com, franciscadefatimaoliveira@yahoo.com.br, candinhadantas@hotmail.com, jozeliaqueiroz@hotmail.com, laiza_gabrielly@hotmail.com, strlucrecia@yahoo.com.br, mariajoseduarteleite@hotmail.com, soares_028@hotmail.com, adriana_patricio@hotmail.com, mariamarlene_jn@hotmail.com, eligeilma@hotmail.com, monaracristina@hotmail.com, necaclaudia@hotmail.com, maximilianopaulo@hotmail.com, verônica_henrique10@hotmail.com